AEROESPACIAL

FAB participa de celebração dos 30 anos da AIAB

Na ocasião, MCTI e FINEP anunciaram um investimento de R$ 360 milhões para desenvolvimento de tecnologias nos setores aeronáutico e espacial
Publicada em: 11/05/2023 18:58
Imprimir
Fonte: DCTA, por Tenente Carolina Redlich
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Marize Torres

A Força Aérea Brasileira (FAB) marcou presença na celebração dos 30 anos da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB). No evento, que aconteceu no dia 05/05, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Mauricio Augusto Silveira de Medeiros, representou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Além do Diretor-Geral do DCTA, a cerimônia contou com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa de Oliveira Santos; do Vice-Governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth; do Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias; dentre outras autoridades e representantes da indústria nacional.

Em suas palavras, o Tenente-Brigadeiro Medeiros destacou a comemoração dos 150 anos de nascimento de Santos-Dumont, pontuando que, graças ao seu invento, o avião, temos consolidado um ecossistema denominado de setor aeroespacial. “Parabenizo a Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil pelos seus 30 anos, servindo como mola propulsora para o desenvolvimento do nosso setor aeroespacial, com a certeza de que juntos continuaremos a fazer uma história de sucesso”, concluiu.

Na ocasião, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) anunciaram, por meio de seus porta-vozes, a assinatura de contratos no valor de R$ 360 milhões para o desenvolvimento de tecnologias dos setores aeronáutico e espacial. Os recursos de subvenção econômica à inovação representam o maior volume já concedido pela FINEP em toda a sua história. Os contratos foram assinados com as empresas Embraer, Visiona, Akaer e ACS.

Para a Ministra, é uma alegria anunciar um investimento de tal magnitude no aniversário da AIAB. “Os recursos disponibilizados são destinados a projetos estruturantes que trazem retorno direto para a sociedade. Essa é uma questão de soberania nacional, pois incentivos à indústria aeroespacial estimulam as universidades e centros de pesquisa a produzir conhecimento, o que impulsiona a inovação e, consequentemente, amplia a competitividade da nossa economia”, explicou.

Finalizando a cerimônia, o Presidente da AIAB, Julio Shidara, ressaltou que o segmento aeroespacial opera na ponta da pirâmide de agregação de valor e a inovação tecnológica é a gênese de seus produtos. “A AIAB é grata a cada associado pela confiança nessa jornada de três décadas. Seguimos firmes, sempre trabalhando em parceria e olhando para o futuro promissor que se descortina”, finalizou.

A AIAB

A AIAB é a entidade de classe nacional que congrega e representa as empresas brasileiras do setor aeroespacial, promovendo e defendendo seus interesses e objetivos comuns, tanto no País, como no exterior. Fundada em 1993, tem sua sede social na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo, onde está localizado o maior polo industrial do setor. Suas associadas atuam em toda gama de atividades aeroespaciais, desde a concepção, desenvolvimento, produção, comercialização e assistência pós-venda, além de serviços técnicos especializados em todas as áreas dos segmentos aeronáutico, espacial e de defesa. A AIAB articula a ação conjunta das empresas do setor junto ao Governo Brasileiro, à sociedade e às entidades internacionais, sendo também membro ativo do ICCAIA (International Coordinating Council of Aerospace Industries Associations).

Fotos: Cabo J. Alves / DCTA

imagens/original/45446/CTA_3719_01.jpeg
imagens/original/45446/CTA_3777_01.jpeg
imagens/original/45446/CTA_3822_02.jpeg
imagens/original/45446/CTA_3864_01.jpeg